Batman Return of the Joker | Nintendinho | análise - Metalion OpaOpa

Metalion OpaOpa

Postagens sobre coleção de games antigos

Novidades

Post Top Ad

Your Ad Spot

10 de maio de 2018

Batman Return of the Joker | Nintendinho | análise

O Coringa (the Joker) retorna em um bom jogo para o ocaso do Nintendinho

Cartucho Batman return of the joker para Nintendinho


Em 1991 haviam outros consoles mais modernos que o Nintendinho/NES/Famicom como o PC Engine, o Mega Drive. Mesmo a Nintendo já tinha lançado o sucessor do NES, o Super Famicom. Desta forma, a tendencia era que a quantidade de jogos importantes lançados para este console iriam começar a declinar. Mas eis que em dezembro de 1991, a Sunsoft lançou Batman: return of the Joker, que tinha os gráficos e as animações mais bem elaboradas para Nintendo 8 bits, em minha opinião. Acho que ele pode ser classificado como um jogo de plataforma unicamente, tendo fases em que a tela rola verticalmente e outras horizontalmente. O jogo possui sete fases, que estão subdivididas em dois estágios e mais um embate contra um Boss, que pode ser tanto um dos capangas do Coringa quanto uma de suas máquinas sinistras. O video a seguir tem a abertura do jogo. Confira!



A história do jogo

Lmebro-me que o título causou estranheza quando eu tive contato com ele. Como o Coringa poderia retornar, se ele havia morrido tanto no filme como no final do jogo anterior? Uma outra coisa foi que quando olhei para a caixa do jogo, vi que o visual apresentado pelo Coringa era o mesmo utilizado nos quadrinhos nos anos 80, com cores mais fortes e o Batman tinha um uniforme cinza com a capa azul ao invés de ser predominantemente preto, como no filme. A resposta está no fato de que esse jogo não foi baseado nos filmes de Tim Burton, estrelados por Michael Keaton. Ele foi inspirado nos quadrinhos. Por isso, o uniforme do Batman estava diferente e o Coringa não está morto. Ele morreu apenas no arco do filme que não tem ligação com esse jogo.

Duas curiosidades: a primeira delas o Batmovel do filme aparece nesse jogo, após o término da primeira fase. A segunda é  que no fim da segunda fase, aparece uma imagem do Batman, mas seu uniforme está mais parecido com o do filme, apesar de ser predominantemente azul, que com o que ele usa durante o jogo. Confira nas imagens abaixo.

Screenshot do final da segunda fase do jogo Batman return of the joker

Gráficos 

A junção de 3 MegaBits de memória com um chip customizado, que foi usado com maestria pela Sunsoft, permitiu produzir gráficos e animações realmente primorosos para o NES! O nome do chip utilizado varia conforme a fonte, podendo ser o SUN5 ou o FME-7. Bom, pra tirar a dúvida, abri o meu cartucho e confirmei: o chip chama-se FME-7, conforme a foto a seguir:

Placa mostrando o chip FME7 do Batman Return of the joker do Nintendinho

É realmente interessante ver o quanto a aparência do jogo é próxima aos dos jogos de 16 bits, muito embora ele ainda usasse a paleta de cores do Nes. O chip customizado permitiu que essas cores pudessem ser utilizadas de uma forma um pouco diferente e ele permitiu aos desenvolvedores o uso de Sprites com tamanhos maiores que os utilizados normalmente. Ao comparamos com o jogo anterior, veremos que o Batman praticamente dobrou de tamanho. Veja as fotos abaixo e tire suas próprias conclusões.

Primeira fase do Batman return of the joker no nintendinho (nes) Screenshot de Batman the videogame no nintendinho (NES)

Ainda na primeira fase é possível também notar o uso do efeito paralaxe em várias áreas. Esse efeito, acredito eu, só foi possível por conta do uso do FME-7.

Sons e trilha sonora

Dos três compositores, dois haviam participado do jogo anterior

  • Naoki Kodaka ( participou do jogo anterior)
  • Nobuyuki Hara ( participou do jogo anterior)
  • Shinichi Seya

As musicas do jogo mantiveram o bom bom nível e os efeitos sonoros também.

Jogabilidade

Apesar do tamanho dos sprites e das animações, a ação durante a partida transcorre sem o aparecimento do efeito slowdown. As batalhas contra os chefes merecem um destaque pois os medidores de vida são numéricos, bem diferentes dos marcadores que utilizavam barras, como o visto no Street Fighter 2, por exemplo. A imagem a seguir mostra a batalha no fim da primeira fase.


O Boss da primeira fase do Batman Return of the joker do Nintendinho

Acho que o design level do jogo é seu ponto fraco. Não que ele seja horrível, mas ele poderia ser melhor, acompanhando os gráficos excelentes. Como exemplo, cito o fato de que a segunda fase, além de curtinha, não tem desafio, um BOSS, para passar para a próxima etapa do jogo: é só chegar em um determinado lugar e pronto STAGE CLEAR!! A terceira tem um nível de dificuldade muito maior que as outras duas, fazendo com que exista uma mudança íngrime durante o jogo, o que não é muito comum uma vez que a dificuldade normalmente é progressiva. É necessário conseguir adaptar-se a cada fase pois cada uma delas tem um ritmo muito diferente.

Veredito

O jogo tem inúmeras qualidades técnicas, principalmente ligados aos gráficos e animações. As trilha sonora é muito boa, mas o design level poderia ser melhor. É um bom jogo? Sem dúvida alguma! Eu o recomendaria sem medo a qualquer pessoa. O grande porém foi a expectativa, pois eu sempre achei que esse jogo tinha tudo para superar seu antecessor, que é um dos meus 10 jogos favoritos no NES. Ele chegou muito próximo disso, mas infelizmente não conseguiu.

-----

Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Para isso clique no botão seguir que está na parte superior da tela. Desse jeito você vai receber as nossas atualizações na sua caixa de entrada! Você pode também seguir as nossas páginas nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Twitter e no YouTube!


Até a próxima!

2 comentários:

  1. Fala então qual os seus top 10 de NES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Segue meu TOP 10 do Nintendinho. Coloquei ao lado de alguns jogos, links para videos que eu fiz sobre eles, no caso de você não conhecer os jogos vou quiser recordar-se deles, ok?

      1 - Super Mario 3
      2 - Castlevania 3 - Abertura do jogo: https://youtu.be/R8J66215TCk
      3 - Metal Storm - Mini review: https://youtu.be/JOPHOWwOYqE
      4 - Ninja Gaiden 2 - Abertura do jogo: https://youtu.be/uBN84MYTN6Q
      5 - Batman retrun of the Joker - Abertura do jogo: https://youtu.be/AzqJ9HkYvPc
      6 - Mega Man 3
      7 - Battletoads
      8 - Gradius 2
      9 - Batman - Abertura do jogo: https://youtu.be/DQP6T0evqKg Gameplay: https://youtu.be/45ltqvJNGIk
      10-KIRBY’S ADVENTURE

      E quanto a você, como é o seu TOP 10? Valeu!!

      Excluir

Post Top Ad

Your Ad Spot

Pages