Olá a todos! No último mês de março de 2018 descobri um vendedor no Facebook que tinha alguns jogos de Atari 2600, sendo que haviam alguns lacrados! O que mais chamou a atenção foi o fato de que o vendedor mostrou-se disposto a negociar o preço e por isso consegui comprar quatro jogos. Dois deles eu já tinha em
minha coleção de jogos para Atari 2600: Robot Tank e Star Raiders e dois foram novos titulos: Bmx Air Master e River Raid, que é um dos jogos que compõe a
minha lista de jogos favoritos para o Atari.
A seguir coloquei algumas informações sobre cada um deles. Há um paragrafo descrevendo o jogo e outro que descreve o item comprado. Cada jogo tem um foto de sua caixa, mostrando a parte da frente e a parte de traz. O Star Raiders tem mais fotos que os outros, pois como não estava lacrado, aproveitei para tirar fotos do conteudo da caixa. Além das fotos das caixas,
screenshots de cada um dos jogos foram tiradas usando o
Openemu.
BMX Air Master
Não havia muitas informações disponíveis sobre esse jogo na internet. O que eu consegui condensar sobre ele foi que o
BMX Air Master foi o único jogo distribuído pela
TNT Games para o
Atari 2600. Ele foi desenvolvido pela
Sculptured Software, programado por
Adam Clayton e lançado em 1989. O objetivo principal é realizar manobrar em sua bicicleta e marcar tantos pontos quanto possível. Existem três eventos diferentes e quatro modos. Segundo o Atariage, esse jogo possui duas versões com labels diferentes: essa versão com o label da TNT Games, igual a que eu comprei, e uma outra com o label vermelho da Atari, pois ela comprou os direitos do jogo em 1990. Essa versão é um item extremamente raro pois foi produzida em pequena quantidade e vendeu menos ainda.
Por se tratar de um jogo que não é muito conhecido, a compra valeu a pena, pois segundo o
Atariage essa verão é nota 4 no índice de raridade. Seu preço, bem abaixo do que andam pedindo em jogos similares vendidos no mercado livre, foi outro fator que me fez comprar-lo. Achei que os gráficos e as animações do jogo ficaram muito boas, levando em consideração todas as limitações que o hardware do Atari 2600 impunha aos desenvolvedores. Para acelerar a bicicleta, a alavanca do joystick deve ser acionada como no Decathlon, ou seja, indo da esquerda para a direita bem rápido. Um vez que a bike decolar, a alavanca é usada para fazer as manobras que são giros no sentido anti-horário (para cima) ou horário ( para baixo ). Para conseguir marcar os pontos é necessário realizar uma aterrisagem bem feita.
A caixa do jogo está completamente lacrada e não há amassados nas laterais dela, estando portanto como nova!
River Raid
River Raid foi lançado pela
Activision em 1982 para o Atari 2600 e é o jogo mais conhecido de
Carol Show, que foi a designer dos jogos
Video Checkers (1978),
3-D Tic-Tac-Toe (1978), e juntamente com
Nick Turner,
Super Breakout (1978), nos tempos em que ela trabalhou na Atari. Ele é um dois primeiros grandes shooters verticais. Seu level Design, que consiste em em dois tipos de trechos do rio, um em verde claro e outro em verde escuro em que os inimigos eram gerados por meio de um algoritmo, sempre recebeu muitos elogios.
Pra quem não conhece, nesse jogo você controla um avião de caça e é seu objetivo destruir petroleiros inimigos, helicópteros e jatos, acumulando o máximo pontos quanto possível. Deve-se tocar nas laterais do rio, pois isso destruirá o seu avião e também é necessário estar atento ao seu combustível, já que um tanque vazio fará com que seu caça caia. Você pode acelerar ou desacelerar seu avião, empurrando para cima ou para baixo a alavanca do joystick. Ao atingir uma pontuação de 15.000 ou mais, você pode se juntar aos River Raiders e receber um
patch River Raiders. Para isso era necessário tirar uma foto da tela e enviar para Activision. Pelo que li na internet, a pontuação máxima que pode ser alcançada no jogo é de 1 milhão de pontos, que faz com que o jogo congele.
A caixa do jogo está completamente lacrada e não há amassados nas laterais dela, estando portanto como nova! Foi uma sorte encontrar esse jogo lacrado. Mais sorte ainda foi que o vendedor fez esse jogo por um preço que eu considerei mais do que justo: R$ 80,00.
Star Raiders
Star Raiders para o Atari 2600 foi lançado em 1982 e foi um port de um jogo homônimo para os
microcomputadores Atari 400/800. Embora já existissem shooters espaciais em primeira pessoa, ele tinha gráficos de qualidade consideravelmente mais elaborados e sua jogabilidade era mais complexa, pois há elementos de estratégia que devem ser usados durante o jogo, como escolher qual setor atacar primeiro ou quais sistemas da nave podem ser desativados para economizar energia. Seu sucesso foi tamanho que imagino ele tenha sido uma das fontes inspiradoras para jogos como Starmaster, Elite e Wing Commnander. Será?
A versão para o console foi programado por
Carla Meninsky, que trabalhou nos jogos
Indy 500 e
Dodge’em. O jogo original utilizava as teclas do computador para complementar as ações do joystick. Para manter esse mesmo conceito, o versão para console era vendida com um teclado chamado de
Video Touch Pad, que foi usado apenas nesse jogo.
Com ele era possível usar todos os sistemas da sua nave tais como como escudos, acessar o mapa e acionar o
hiperwarp. Ao pressionar os botões, você pode desativar esses sistemas para economizar energia. Há dois tipos de visualizações: mapa e cockpit. No mapa, uma matriz 4x4, eram mostrados onde estavam as naves dos Krylons ( os inimigos, que na versão original eram conhecidos como Zylon ) bem como a sua base, que deveria ser visitada todas as vezes em que fossem necessários reparos e recarga de energia. A visão do cockpit é usada nos momentos em que as naves inimigas devem ser abatidas. A parte inferior da tela mostra informações sobre os sistemas da nave usando as letras PESC ( P - Torpedos Fotônicos, E - Motores, S - Escudos e C - Computador ) que são exibidas de maneira alternada. Quando um desses sistemas for danificado, a cor fica amarela e quando ele for destruído passará para vermelho. Sistemas danificados funcionarão mal ou intermitentemente e para consertá-los, é necessário ir até uma base.
Com relação ao item comprado, ele está praticamente completo, faltando apenas o catalogo da Atari que acompanhava os jogos. O jogo não estava lacrado quando o recebi. Devido ao fato que havia um controle e um cartucho o fabricante optou por usar uma embalagem diferente daquela usada tradicinolamente nos jogos. Ele contava com uma caixa externa que guardava outras duas menores: uma com o cartucho o manual e o catalogo e outra com o Video Touch Pad. O estado geral das caixas é muito bom. Apenas a caixa do cartucho possui um pequeno rasgo na sua parte superior. O manual e a HQ do Atari Force estão muito bons, quase como novos!! Dá uma olhada nas fotos a seguir e tire suas próprias conclusões.
|
A parte de traz da caixa grande |
|
|
O conteúdo da caixa grande |
|
|
O conteúdo de uma das caixa pequenas |
|
|
O Video Touch Pad com o overlay |
|
Robot Tank
O jogo foi lançado em 1983 e programado por
Alan Miller, que foi o designer dos jogos
Surround,
Hunt & Score,
Hangman e
Basketball. Juntamente com David Crane, Larry Kaplan e Bob Whitehead fundou a Activision, onde foi Vice Presidente de Desenvolvimento de produtos e projetou os jogos
Checkers,
Tennis,
Ice Hockey,
Starmaster.
O jogo consiste em destruir hordas compostas por 12 tanques inimigos. A cada horda destruída, o jogador recebe um novo taque reserva. Inicialmente ele pode ser encarado como sendo um clone de Battlezone, uma conversão de arcade que foi lançado pela Atari nesse mesmo ano. Mas o Robot Tank tem muitas características que o fazem superar com folgas o seu principal concorrente.
Ele recebeu de outro jogo da Actvision, Enduro, a característica que faz com que você combata em diferentes condições ambientais, o que faz com que os inimigos fiquem mais difíceis de serem combatidos no nevoeiro, neve e chuva. Fora isso, há a passagem do tempo durante o jogo. A batalha inicia ao meio dia e conforme o jogador vai destruindo seus inimigos, cai a noite. Durante esse período os tanques ficam visíveis apenas por curto espaço de tempo após o disparo deles. Nesse período o radar é um equipamento muito útil. Com o nascer do sol, você pode encherga-los novamente.
|
A batalha começa ao meio dia |
|
|
O por do sol começa às 17 horas |
|
A neve e a chuva interferem diretamente no desempenho do tanque do jogador: a neve faz com que o veículo deslize um pouco enquanto a chuva interfere na rapidez com que o tanque pode se mover e girar. Outra coisa legal é que ao ser atingido, seu tanque pode sobreviver, mas ficará danificado. Por exemplo, se a tela de visualização ou o radar sofrerem danos, a visibilidade será afetada. O estado cada um dos equipamentos é representado por uma das quatro letras que aparecem ao lado do radar, assim o R é o radar, o V - Visualização ( View ), o C - Canhão e o T - esteiras ( Tracks ). Quando a letra está verde, equipamento ok, quando está vermelha indica o mal funcionamento dele.
|
Você combate seus inimigos à noite |
|
|
Durante uma nevasca, o tanque deslisa |
|
|
São fornecidos alertas indicando mudanças no tempo |
|
|
A tela de Game Oer, não tem game over... |
|
Robot Tank não pretende ser um simulador, aliais nem poderia dadas as limitações do hardware usado pelo Atari 2600. Assim, quem está habituado a jogar o World of Tanks, por exemplo pode simplesmente querer ignorar esse ancestral distante por conta disso. Mas aí é que está a graça dele. A ação do jogo é bem rápida! A movimentação dos tanques não é nem um pouco realista, uma vez que eles mudam de direção muito rapidamente, parecendo mais um Kart. A jogabilidade é tão arcade que é possível destruir os projéteis disparados pelos inimigos! Mas, Alan Miller soube criar um jogo único e dinâmico com uma ambientação cheia de detalhes interessantes que sem dúvida alguma toram esse jogo muito legal mesmo nos dias atuais!
Quanto ao item comprado, a caixa do jogo está completamente lacrada. Diferente das outros duas que estão lacradas ela possui um amassado na parte de baixo. Seu estado é muito bom, porém não é tão bom quando o das outras duas caixas.
E aí, o que vocês acharam das aquisições? Alguém já teve, tem ou jogou algum desses jogos? Qual dele é o melhor? Postem as repostas nos comentários, ok?
Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Para isso clique no botão seguir que está na parte superior da tela. Desse jeito você vai receber as nossas atualizações na sua caixa de entrada! Você pode também seguir as nossas páginas nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Twitter e no YouTube!
Bacana!
ResponderExcluir