Atari 2600 - meus 10 jogos preferidos - Metalion OpaOpa

Metalion OpaOpa

Postagens sobre coleção de games antigos

Novidades

Post Top Ad

Your Ad Spot

29 de janeiro de 2018

Atari 2600 - meus 10 jogos preferidos



Ei aí pessoal, tudo bem? Uma tarefa extremamente difícil é criar um ranking para qualquer coisa que seja. Agora, quando queremos construir uma classificação tomando como base apenas critérios subjetivos, como uma lista de jogos de videogames, a missão torna-se ainda mais complicada. Mesmo assim, resolvi criar uma lista com os meus 10 jogos do Atari 2600. Para criar essa lista eu usei o seguinte método: anotei os quais jogos que primeiro vieram à minha mente quando o assunto era os jogos que eu mais gostava para o VCS. Para cada jogo, tentei tirar uma foto da cópia que possuo em minha coleção e escrever um breve paragrafo.

Notar que dois dos jogos selecionados, Donkey Kong Jr e River Raid, eu não tenho em minha  coleção até hoje... O problema é que eu gostaria de ter os cartuchos originais da Coleco e da Activision, mas hoje em dia não é tão fácil de encontra-los e os preços não ajudam nem um pouco! Os jogos estão organizados de maneira totalmente aleatória, ok ?

Sobre as Screenshots dos jogos, eu as tirei usando o Openemu, uma vez que eu não tenho nenhum Atari com saída A/V que me permita ligar na placa de captura que eu tenho.

Moon Patrol

Ganhei o Moon Patrol em 1985, juntamente com outros três jogos do Atari 2600, que estão aqui nessa lista. Recentemente ( em outubro/2017 ) comprei um lacrado e original. Esse jogo tinha uma musiquinha muito legal e além disso era bastante desafiador. Era necessário prestar atenção tanto à superfície da Lua, destruindo as rochas, saltando as carteiras e as minas, evitando um ataque traiçoeiro de um foguete e quanto ao céu, já que haviam OVINS que bombardeavam seu bugre lunar.

Caixa do jogo Moon Patrol do Atari 2600 Screenshot do jogo Moon Patrol do Atari 2600


HERO

O que dizer do HERO do Atari? Eu acredito que esse é um dos jogos mais conhecidos da era dos 8 bits, já que ele foi portado para várias plataformas. Jogo tinha um nível de dificuldade crescente uma vez que as cavernas iam ficando maiores e haviam mais paredes a serem demolidas. Além disso, sempre que você descia para passar de uma tela para a outra, era necessário controlar a velocidade e a trajetória, pois poderiam existir armadilhas esperando para tirar-lhe uma vida. Havia um amigo meu, o Zé Carlos. Quando ele começava o jogar, todo mundo desanimava, pois ele chegava fácil ao nível 18 do jogo ...
Screenshot do jogo Hero do Atari 2600

Donkey Kong Junior

O Donkey Kong JR, foi o primeiro jogo de Atari que eu dominei. Lembro-me de que ao fazer mais de 299.000 pontos o meu cartucho, uma copia distribuída pela CCE, simplesmente parava de funcionar! Acho que essa pontuação nem é tão alta assim, mas toda vez que dava tela preta eu tinha a sensação de que eu tinha feito o Atari pedir arrego !!! :-)

Scrrenshot do jogo Donkey Kong Junior no Atari 2600

Decathlon

Esse jogo desencadeou uma febre competitiva entre os meus amigos e é um dos meus jogos de esporte favoritos até hoje. Lembro-me de que a palma de minha mão direita ficou descascada por conta da fricção da parte superior do joystick. Mas tudo era por uma boa causa: não passar vergonha quando havia uma disputa contra outros três atletas. Esse jogo foi desenvolvido pela Activision por ninguém menos que David Crane, que havia criado o Pitfall.

Cartucho Polyvox do jogo Decathlon Atari 2600
Sreenshot do jogo Decathlon no Atari 2600

Raiders of the lost ark

Esse sem dúvida era um jogo com uma proposta bastante inovadora, lançado em 1982. Apesar de controlar apenas um personagem na tela, que era ninguém menos que o Indiana Jones, você usava os dois joysticks: um para comandar o protagonista e o outro para selecionar os itens que eram recolhidos pelo caminho. O que mais me chamou atenção era o fato que esse jogo tinha várias telas diferentes e alguns itens só podiam ser usados nos lugares certos, o que era legal pois permitia que várias pessoas pudessem dar palpites. Sem dúvida alguma, esse jogo fugia bastante do estilo padrão dos demais jogos do Atari. Gastei várias horas tentando descobrir onde a Arca Perdida da Aliança estava enterrada e diferentemente dos jogos da série Swordquest esse jogo era possível de ser terminado.
Cartucho original silver label jogo Atari 2600 Raiders of the lost Ark Screenshot do jogo Raiders of the Lost Ark no Atari 2600

Moonsweeper

Comprei o Moonsweeper em 1987, usando o meu segundo salário e ele foi o último dos jogos de Atari 2600 que eu comprei, enquanto ele tinha função de console principal em minha casa. Esse cartucho, distribuído pela Rentacom, tinha dois jogos: Moonsweeper e Private Eye. Ele é uma espécie de Shmup em que você tinha dois tipos de cenários: o espaço e a superfície dos planetas. O objetivo era resgatar "pessoas"que estava na superfície dos planetas, mas haviam obstáculos e ovinis vinham para tentar destruir a sua nava. O interessante era que você tinha que tomar cuidado pois seus disparos podiam matar as pessoas. Achava os gráficos disso jogo simplesmente incríveis e sua jogabilidade rápida era sem dúvida alguma um diferencial enorme em relação aos jogos de nave que haviam no Atari 2600.
Screenshot do jogo Moonsweeper no Atari 2600

River Raid

Um dos jogos mais conhecidos do Atari, ele também foi portado para várias plataformas de 8 bits. Foi um dos primeiros jogos do VCS com os quais eu tive contato. Ao ver o jogo em funcionamento pela primeira vez, tive vontade imediata de joga-lo. Achei os gráficos muito bons e a proposta do jogo era diferente de outros jogos, pois não era apenas necessário destruir tudo o que havia pela frente, você tinha que reabastecer sempre que possível. Sem dúvida um dos melhores jogos lançados pela Activision e palmas para Carol Shaw, sua desenvolvedora!
Screenshot do jogo River Raid para Atari 2600

Phoenix

O Phoenix foi um dos jogos que aluguei na Opus, isso em 1984. Eu havia jogado a versão desse shmup no Arcade e achei que o port havia ficado interessante, pois apesar de ter gráficos muito mais simples ( em relação ao Arcade, mas muito bons para o Atari ) e nível de dificuldade ser um pouco menor, ele mantinha a estrutura básica do jogo: cinco fases, sendo que a ultima era uma nave-mãe. Uma coisa que me chamou atenção quando aluguei esse jogo era a ilustração do cartucho, idêntica a que é mostrada na foto a seguir. Shmups em que a nave é fixa na horizontal, como é o caso desse jogo, eu conhecia apenas um, o Space Invaders ( conheci o Megamania uma semana depois... ). Quando joguei o Phoenix, fui apresentado a um jogo mais elaborado e que tinha um "desafio final". Isso fez com que meu interesse com relação a esse estilo jogo aumentasse bastante!
Caixa do jogo Phoenix do Atari 2600 Screenshot do jogo Phoenix no Atari 2600

Mario Bros

Eu não sabia da existência do Nintendo em 1985 e o Mario ainda era o protagonista do Donkey Kong e o vilão no donkey Kong Jr. Nessa época ganhei um cartucho CCE com label dourado, tal como o Donkey Kong JR. Esse jogo tinha uma característica muito legal, que era o fato de que dois jogadores podiam jogar simultaneamente. Porém era meio bagunçado e um jogador podia atrapalhar o outro. Além disso, perder todas as suas vidas era muito rápido. Isso tornava o jogo único e muito divertido, pois não importava a pontuação, vencia a partida que ficasse vivo por último! Consegui comprar um cacho original Atari ( aquele em que o label é metalizado ) em janeiro de 2018.

Cartucho Original do jogo Mario Bros do Atari 2600 Screenshot do jogo Mario Bors no Atari 2600

Warlords

Esse jogo não é dos mais novos ( foi lançado em 1981 ), nem tinha os gráficos mais interessantes e não foi um dos mais conhecidos ou populares, pois usava o controle Paddle, que deveria ser comprado à parte, uma vez que ele não vinha com a maioria dos Atari ( acho que só o Dynacom e o Gemini tinham esses controles ) que eram vendidos no Brasil. O que faz com que ele esteja na minha lista é o simples fato de que a primeira vez que foi possível juntar duas pessoas que possuíam os controles, fez com que uma partida contra três outros oponentes simultaneamente fosse realizada! Isso em 1985 era uma coisa incrível, pois no máximo haviam jogos que permitiam que dois jogadores disputassem uma partida ao mesmo tempo. Uma pena que conseguimos fazer essa reunião apenas três vezes, mas foi uma experiência mutio legal!
Cartucho original do jogo Warlords do Atari 2600 Screenshot do jogo Warlords no Atari 2600

Pessoal, poderia sem dúvida alguma fazer várias mensões honrosas: Pitfall, Pitfall 2, Enduro, Gravitar, Solaris, Star Master, Star Raiders, Robotank, Dig Dug, Beamrider, Jungle Hunt, Smurf, Empire Strikes Back ... Isso significa que a lista poderia ter 30, 40 jogos que com certeza ainda faltariam jogos muito bons. E você, conseguiu elaborar uma lista com seu Top10 em alguma plataforma?

Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Para isso clique no botão seguir que está na parte superior da tela. Desse jeito você vai receber as nossas atualizações na sua caixa de entrada! Você pode também seguir as nossas páginas nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Twitter e no YouTube!

Espero que vocês tenham gostado da lista e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot

Pages