Space Invaders: 40 anos de um jogo clássico - Metalion OpaOpa

Metalion OpaOpa

Postagens sobre coleção de games antigos

Novidades

Post Top Ad

Your Ad Spot

14 de maio de 2018

Space Invaders: 40 anos de um jogo clássico



Olá pessoal, como vão? Você provavelmente já ouviu falar no Space Invaders, um dos jogos mais conhecidos e influentes de todos os tempos. Mas você sabia que em 16 de junho, data do seu anuncio, ele completará 40 anos? Para se tenha uma idéia do quão influente ele foi em sua época, acredita-se que ele foi responsável por conseguir atrair a atenção até mesmo daqueles que não se ligavam para os Arcades. Prova disso, é que Shigeru Miyamoto, famoso designer de jogos japonês, responsável pela criação de Donkey Kong, Mario Bros. e Zelda, disse em uma entrevista à revista Time, que se interessou por video games após conhece-lo. O site IGN, o inseriu no topo da lista dos 10 jogos mais influentes.


Arcade Space Invaders

O Space Invaders foi lançado nos Aracdes em junho de 1978 pela Taito, tendo sido idealizado e implementado por Tomohiro Nishikado. Esse jogo tornou-se um sucesso tão grande que estima-se que em dois anos tenham sido vendidas mais de trezentas e cincoenta mil máquinas.

Tomohiro Nishikado criador do jogo Space Invaders
Tomohiro Nishikado criador do Space Invaders

Como era o jogo Space Invaders?

Esse jogo possui uma história bem simples: o jogador move um canhão para a esquerda ou a direita ao longo da parte inferior da tela e dispara contra infinitas ondas atacantes que são compostas por 55 alienígenas que marcham implacavelmente para invadir a terra. Ao derrotar toda a onda de inimigos na tela, uma outra aparece e assim por diante, indefinidamente até o jogador perder todas as vidas.

Além dos aliens e do canhão, existem quatro barreiras que ficam posicionadas de maneira que o jogador pode esconder-se atrás delas, mas elas serão danificadas todas as vezes que foram atingidas  por mísseis inimigos ou por contato direto com os próprios invasores. Os tiros do jogador também causarão danos a estes escudos.

Title screen do Space invaders no Arcade
Title Screen no arcade
Screenshot do Space Invaders no Arcade
Screen shot do Space Invaders original

A descida dos alienígenas vai ficando mais rápida à medida em que eles são eliminados, o que os torna mais difíceis de serem atingidos. Um disco voador passará de tempos em tempos na parte superior da tela e pode ser destruído para ganhar pontos extras.

As primeiras maquinas produzidas, no formato cocktail-table tinham imagens totalmente em preto e branco. Quando o jogo chegou aos Estados Unidos o formato tradicional de arcade foi usado. Esse novo modelo tinham tiras de papel celofane colados na tela que simulavam as cores. Além disso a imagem era projetada sobre um desenho da lua com um céu estrelado ao fundo.


Exemplo de um arcade no formato cocktail-table
Exemplo de cocktail-table
Space Invaders versão americana
Space Invaders - versão americana com cores
NOVA


Caso você não o conheça, é possível experimentar uma versão totalmente oficial em seu browser, no link disponibilizado pela própria Taito.

Com a ideia do jogo foi concebida

Tomohiro Nishikado tinha 34 anos quando projetou a jogabilidade, a arte e os sons do Space Invaders em uma espécie de equipe-de-um-homem-só. Ele até construiu um computador personalizado para executar o jogo. Ele contou em uma entrevista à BBC em 2013 que "Space Invaders não foi um resultado súbito de inspiração. O conceito se formou gradualmente".

Em 1977,  mais ou menos um anos antes do lançamento do jogo, uma primeira idéia foi apresentada. Nessa ideia os inimigos eram tanques, aviões e pessoas que deveriam ser atingidos por disparos. No entanto, quando Taito teve contato como essa proposta disse: "Você não pode atirar pessoas e você não deve criar uma imagem de guerra". Desta forma, Nishikado precisou mudar de planos, convertendo os personagens antigos em monstros, no entanto, ele ainda estava tentando decidir que monstros seriam esses.

A inspiração para esse monstros pode ter vindo de várias fontes. Nesse tempo, ele ouviu falar sobre um filme de ficção científica que estava sendo produzido nos Estados Unidos. O filme era Star Wars. No Japão, nos anos 70, o anime Battleship Yamato fazia sucesso. Além disso ele havia assistido ao filme Guerra dos mundos ( War of the Worlds ), baseado no livro de HG Wells, quando ele era criança. Essa obra influenciou o desenvolvedor quando ele criou o primeiro sprite do jogo, a nave que atravessa a parte superior da tela durante o jogo. Com base em todas essas influências, ele decidiu concentrar a temática do jogo no espaço, fazendo com que alienígenas invasores seriam os inimigos. Os invasores que compõem a onda de ataque foram inspirados por criaturas marinhas como o polvo, lulas e caranguejos. Dizem que até mesmo o nome do jogo precisou ser alterado. Inicialmente ele seria Space Monster. O problema é que já havia um jogo eletromecânico, lançado em 1972 com esse nome. O nome final foi uma sugestão da Taito.



Hardware utilizado

O hardware usado em Space Invaders, segundo o site Shmup.system11.org,  foi o seguinte:

CPU: 8080 (@ 1.9968 Mhz)
Chip de som: SN76477 (@ 1.9968 Mhz)
Orientação da tela: Vertical
Resolução de vídeo: 224 x 240 pixels

Por que Space Invaders foi influente?

Apesar de simples, para os padrões atuais, o jogo foi muito inovador para a época em que foi lançado. Dentre suas características, podemos destacar algumas:
  • O primeiro jogo que se tem noticia a armazenar a maior pontuação atingida, o que incentivava os  jogadores a tentar superá-la.
  • O primeiro jogo tinha uma de trilha sonora. Apesar de simples o jogo tinha efeitos sonoros e uma música, composta por quatro notas, que era executada ao longo da partida.  Isso permitia que os jogadores recebessem Feedback de suas ações e ainda podiam influencia-los de alguma maneira.
  • O jogo funcionava sem tempo determinado - A duração da partida dependia unicamente da habilidade do jogador. Ele introduziu a idéia de dar um número limitado de vidas aos jogadores, o que fazia com que o jogo terminasse somente após a perda da última vida.
  • Além disso tudo,  segundo o site gamasutra.com,  popularizou algumas das  bases para os chamados Shumps, como a câmera fixa que criava uma perspectiva em terceira pessoa.
Devido a sua enorme popularidade, algumas lendas foram criadas. Por exemplo, é creditado a ele a escassez de modas de 100 ienes no Japão em 1978. Uma outra diz que até 1981, as máquinas que tinham esse jogo arrecadaram mais de 4 bilhões de moedas de 25 centavos nos Estados Unidos.

Versão para o Atari 2600

Um port do Space Invaders foi lançado para o Atari 2600 em 1980. Acredito que esta a primeira vez em que um Arcade foi licenciados para um console. Seu lançamento foi um sucesso tão grande que foi capaz de aumentar em quase quatro vezes as vendas do VCS. Estima-se que tenha sido vendidas um milhão de cópias do jogo, o que fez dele um dos jogos mais vendidos do sistema. Essa versão foi programada por Rick Maurer que também havia programado Maze Craze.


Versão do Space Invaders para o Atari 2600


Diferenças entre o Arcade e o Atari 2600

Apesar manter a mecânica do jogo inalterada, haviam algumas diferenças entre as duas versões. Não tenho como afirmar se elas foram propositais ou se foram criadas em função das diferenças que o hardware usado no Atari tinha frente ao do arcade. Acredito que essa tenha sido em função do hardware mesmo:  o Space Invaders original era totalmente em preto e branco, mas como o 2600 era capaz de produzir 128 cores, a Atari decidiu usá-las. Por isso, pela primeira vez, Space Invaders ficou colorido.

Quando comparamos a tela do jogo é fácil notar ao menos três diferenças:

  • A versão do atari tinha 36 invasores ( 6 linhas com 6 aliens ), enquanto que no arcade haviam 55
  • Existem seis tipos de invasores diferentes no Atari, já no arcade haviam apenas três
  • A quantidade de barreiras é menor no Atari que no Arcade: são três no console e quatro no jogo original.

Durante o jogo é possível notar outras diferenças:

  • Não é possível destruir os disparos dos invasores
  • Os tiros disparados, tanto pelo jogador quanto pelos invasores, se movem bem mais lentamente
  • Existem duas pequenas barras na parte inferior da tela, que indica até que ponto é possível mover o canhão.

Variações no jogo

Os desenvolvedores criaram 112 variações de jogo no cartucho que eram escolhidas usando a chave game select. Não me lembre de nenhum outro jogo do Atari 2600 possuir tantas variações diferentes. Além disso, ele tinha a possibilidade de dois jogadores disputarem uma partida simultaneamente. As variações eram as seguintes
  • Movendo Escudos - escudos se movem para esquerda e direita 
  • Disparos dos invasores fazem ziguezague - Os tiros dos invasores ziguezagueiam para a esquerda e direita
  • Tiros dos invasores à Laser - Bombas dos Invasores caem rapidamente
  • Invasores Invisíveis - Os Space Invaders são invisíveis. Somente é possível ve-los brevemente quando o jogador faz um disparo.
  • Canhão laser grande - Essa variação fazia com que o canhão do jogador ficasse bem maior. Essa variação poderia ser escolhida pelas chaves dificulty que haviam próximas as portas dos joystics inverter um interruptor de dificuldade no console do 2600 para a posição A faz com que os canhões de laser dos jogadores sejam duas vezes maiores

Space Invaders em minha coleção de Atari 2600

Eu consegui o meu cartucho Space Invaders, distribuído pela Polyvox, em 1984. Ainda tenho esse cartucho até o momento em que escrevo esse post. Além dele, tenho outros dois com labels difrentes: o text label, que é o original lançado em 1980 e o red label, que foi usado entre 1986 até 1990.

Cartucho Space Invaders para Atari 2600 distribuido pela Polyvox
Este cartucho está comigo desde 1984
Cartucho Space Invaders para Atari 2600 usando text label
O text label é o label original do cartucho

Caixa do Sapce Invaders red label - Atari 2600
A versão Red Label do Space Invaders




Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Para isso clique no botão seguir que está na parte superior da tela. Desse jeito você vai receber as nossas atualizações na sua caixa de entrada! Você pode também seguir as nossas páginas nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Twitter e no YouTube!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot

Pages