Fifa International Soccer: o primeiro jogo a usar o nome da FIFA no Mega Drive
Caríssimos, como vão? Pois bem estamos no fim do mês de agosto, exatamente no dia 31. Para aqueles que curtem jogo de futebol pelo video game ( eu me incluo nesse grupo 😁 ), esse dado indica a proximidade da chegada ao mercado dos dois maiores concorrentes nesse mercado: o PES 2018 e o FIFA 18. Há sempre uma grande expectativa e um debate acalorado entre os fãs de cada franquia. Como nesse momento o videogame mais moderno que possuo é o XBOX 360, e sabendo que as maiores novidades sempre são implementadas nesses consoles, não me sinto tão estimulado a comprar um desses jogos agora.Pois bem, procurando na minha coleção, encontrei um antigo jogo, que na verdade trata-se de um dos melhores jogos de futebol que foram lançados para os consoles de 16 bits. Além disso, seu nome indica um grau de parentesco direto com um dos principais jogos atuais. Trata-se do Fifa International Soccer para o Mega Drive, que foi lançado no ano de 1993. Por isso, neste post usei também o nome FIFA 94, para que seja mantido o padrão que começou a partir do sucessor desse jogo, o FIFA 95. Não tive contato com esse jogo em seu lançamento, muito em função de que nessa época eu estava cursando faculdade e havia mudado de cidade. Tive contato com um outro Fifa para 3DO em 1995 e antes disso joguei um pouco o International Superstar Soccer da Konami para o SNES. A primeira versão do Fifa para o Mega Drive que tive contato foi a 97, isso em 1999 e posso garantir que foi uma grata supresa. Quanto ao jogo em questão eu o comprei em Junho de 2000, muito por conta da curiosidade e também em função da boa impressão que seu irmão mais novo havia deixado.
Hoje em dia, há sempre algum atleta que se transforma no garoto propaganda da franquia. Aqui ainda não havia essa tradição. Porém, na capa do FIFA 94, que eu possuo, há uma foto que foi tirada durante uma partida real entre Holanda e Irlanda e como destaque aparece Ruud Gullit, jogador holandês que fazia um grande sucesso no futebol europeu. Não é uma cena feita em um estúdio com iluminação ideal, em que todos aparecem fazendo uma pose bacana. Por conta disso podemos notar que uma das mãos do goleiro cobre o rosto de um dos irlandeses. Talvez a intensão fosse chamar a atenção para o realismo do jogo.
A EA havia lançado jogos de esporte que foram as bases de várias franquias que temos hoje, tais como Lakers Vs Celtics, NHL e John Madden NFL. A proposta do jogo era tentar fazer com que o esporte mais popular do planeta tivesse bom representante nos consoles domésticos. Para isso foram usados os recursos que estavam disponíveis à época. O jogo possuía 16 Mega Bits, conforme informação impressa na parta da frente da caixa,
o que era considerado muita coisa para os padrões da época. Ainda conforme a caixa haviam mais de 40 seleções e o nome FIFA era um diferencial:
"O melhor do futebol internacional! Quem poderia participar da criação de um cartucho realmente final ao esporte mais praticado do mundo? Com certeza quem entende muito de futebol, e dita as regras do jogo para todos os países: a FIFA!".
Mas como é o jogo de fato? Era tudo o que prometia ser ou apenas tratou-se de propaganda enganosa. Pois bem, para chegar a esse veredito, analisei a jogabilidade a partir de três aspectos: os gráficos, o som e os controles. Vejamos então como o Fifa International Soccer para o Mega Drive se saiu nessa breve análise.
Jogabilidade
Gráficos
Tela capturada com a El Gato |
Som
Assim como os gráficos, os efeitos sonoros também foram bem implementados. Há algumas musicas que são executadas na tela de abertura e durante a exibição dos menus. Durante as partidas o efeito sonoro mais ouvido é o barulho da torcida, que parece com um ruído e por ser repetitivo, o trona meio chato. Além disso, em determinados momentos há a tentativa de reproduzir os cantos usados pelas torcidas. A proposta é bem interessante apesar de que não dá pra entender muito bem o que a galera está cantando. Os demais efeitos, como sons associados ao contato com a bola, queda dos jogadores, por exemplo, ficaram simples, porém bem bacanas.
Controles
Esse é ao meu ver o ponto não tão bom do jogo. Tive a impressão de que há um certo atraso entre acionar um botão e a resposta do jogador. Além disso, acho que os desenvolvedores tentaram aplicar alguma forma de inércia. Assim, os jogadores demoram um pouco para atingirem sua velocidade mais alta ( que não é tão alta assim ).
A visão escolhida para o jogo, em perspectiva ou isométrica, causa uma mudança na maneira como devemos controlar os jogadores. Se imaginarmos que vamos sair do nosso campo de defesa e avançar para a área do adversário em linha reta, caso estivéssemos usando uma visão convencional era simples, bastava usar o direcional para um dos lados ou para cima e para baixo. No caso do Fifa International Soccer a coisa é um pouco diferente por causa da maneira como o campo está representado. Assim, seria necessário usar o direcional apontado para as diagonais para avançar ou retroceder em linha reta no campo. Felizmente a EA possibilitou os jogadores uma maneira para evitar esse inconveniente e tornar o jogo um pouco mais fácil: é possível selecionar se vamos usar a diagonal ou não.
Um outro ponto que poderia ser revisto era o sistema de passes. É muito difícil manter a bola com o seu time. Muitas vezes é melhor dar um chutão para frente do que tentar fazer uma passe curto e rasteiro. Os goleiros normalmente conseguiam defender os chutes a queima-roupa, mas tomavam gols de arremates de longa distância. A marcação também é digna de nota: é sempre feita homem a homem com muita pressão!
O Fifa Internacional Soccer em execução
Como forma de demonstrar como é o jogo, usei esse video que foi o um teste de transmissão ao vivo. Dá pra notar como os gráficos ficaram bem interessantes: os jogadores saltam para tentar um cabeceio, há uma entrada de carrinho em que o jogador adversário cai. Os efeitos sonoros dos passes e o canto da torcida também podem ser percebidos. Não se trata de uma gameplay, ok?
No no dia 19 de dezembro de 2016, como forma de testar a placa de captura El Gato Game Capture HD, fiz um breve video que foi transmitido para o meu canal no youtube. A idéia era ver como ficava a qualidade do video. A minha conexão de internet possui uma taxa de download que atende de maneira satisfatória minhas necessidades. Uso um plano de 10 Megas. O grande problema é que esse plano tem uma taxa de Upload muito baixa ( 500 Kb nominais ), o que faz com que qualquer coisa que eu tenha que enviar para a rede seja um trabalho demorado 😴 e todas as transmissões fiquem com a sua qualidade prejudicada.
Apesar de tudo isso, acho que a qualidade do vídeo ficou razoável. A imagem do jogo em ação, bem como o meu rosto, estão na melhor resolução que foi possível de se usar com a minha conexão.
Esse segundo video é um pouco mais logo e seu objetivo é mostrar um pouco mais do jogo. Além disso, é possível notar que a qualidade da imagem é diferente. O Genesis 3 foi conectado à El Gato Game Capture HD da mesma maneira.
Oi. Bom dia! Gostaria de lhe fazer uma pergunta, pois sou leigo no asunto. Com esse cabo captura El Gato, você está captando a imagem de um console mega drive?, quero dizer direto do aparelho? Se puder me esclarecer isso, lhe serei eternamente grato. Um grande abraço!
ResponderExcluirBom dia! Você é primeiro que posta um comentário aqui no Blog. Muito obrigado!
ExcluirCom relação à sua pergunta, El Gato é uma placa de captura, tá certo? É possível conectar video-games nela usando o cabo de video composto ou video componente. No caso do mega drive, você usa a saída de audio e video dele e coneceta as pontas desse cabo na entradas com corres correspondentes da placa.
Há ainda a possibilidade de usar um cabo SCART, que obtem a melhor imagem possíovel, mas nesse caso é necessário usar um outro aprelho, um conversor SCART para HDMI, por exemplo.
Espero ter ajudado!