Ikari Warriors para o Atari 2600
A versão para o velho VCS ( Video Computer System, o Atari 2600 ) foi lançada com o objetivo de aumentar a base de jogos lançados para esse console que tinha sido muito grande. Ela chegou ao mercado juntamente com a do 7800, em 1989 e ambas foram lançadas cerca de 3 anos depois da versão arcade. Em relação a versão para o NES foram 2 anos de atraso.
O grande problema é que quando esse jogo foi lançado, o Atari 2600 estava completamente obsoleto e seu jogos eram difíceis de serem programados. O hardware que equipava o VCS, quando do seu lançamento em 1977, era adequado para reproduzir os arcades daquela época, onde a maioria dos jogos não tinha scroll vertical ou horizontal nem tinham muitas cores e as animações era bem simples. Mas, os arcades começaram a evoluir rapidamente, o que paulatinamente aumentou a diferença entre jogos de cada um. Por outro lado, o que era possível de ser obtido pelos desenvolvedores para o console da Atari tornava-se cada vez distante do produto original.
Para efeito de comparação, apesar de não existir um consenso sobre a resolução de tela no Atari 2600, acredita-se que ela seja 160 x 190. O NES era capaz de gerar imagens usando uma resolução de 256 x 240. Além disso a paleta de cores variava conforme o sistema de cores a ser usado: para NTSC e PAL-M haviam 128 cores, PAL 104 e no SECAM haviam. Segundo a Wikipedia, o Ikari no arcade usava três processadores Z80, sendo que o principal rodava a 4Mhz, tinha uma resolução 216 x 288 e usava 1024 cores. Imagina-se que o VCS não conseguiria produzir uma versão pelo menos razoável que fosse para os jogadores da época e infelizmente, em minha opinião, foi o que aconteceu...
Jogabilidade
A necessidade de portar um jogo que usava um hardware muito superior deve ter sido árdua. Não sei dizer se os desenvolvedores usaram todos os recursos ao seu alcance, mas o resultado ficou muito longe do original. Uma coisa é interessante: os soldados inimigos usam sprites grandes, o que dá um efeito interessante no inicio.
Para começar existem algumas grandes diferenças no jogo do Atari, como por exemplo, o fato de que todas as vezes em que o personagem toca em uma casamata ele morre. Outra diferença é a ausência dos powerUps. Os tanques foram mantidos, porém a gasolina deles esgota muito rápido, alias mesmo que o tanque fique parado a gasolina continua diminuindo.
Além dessas, o jogo original, do arcade, contava com dois botões um para disparar o fuzil e o outro para lançar granadas. Além disso ele possuía um controle direcional em forma de alavanca, que contava com uma peça rotativa na parte de cima. Essa peça permitia aos jogadores ajustar o corpo do personagem para uma maior precisão nos tiros. Isso possibilitava, por exemplo, caminhar em uma direção e atirar no sentido contrário. O Atari 2600 usava como padrão um controle, o joystick original. Esse controle tinha apenas um botão. Para conseguir implementar o uso do fuzil e da granada usando um único meio de entrada, os programadores firam o seguinte: quando o jogador aperta e solta o botão, o fuzil é disparado. Quando o usuário aperta o botão mas o mantém pressionado, o personagem usa a granada. Não é nada intuitivo. Uma screenshot do jogo pode mostrar como os inimigos e o seu personagem foram implementados.
Você comandado o seu tanque no Atari 2600
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A música do arcade é reconhecível mesmo com as limitações do hardware. Os efeitos sonoros de explosões, são os mesmos que foram usados em jogos mais antigos como Air-Sea Battle. Quando seu personagem é atingido por um tiro ou o tanque colide com uma casamata, o que se escuta é o mesmo som usado no Adventure, quando o dragão comia o quadradinho, digo jogador. Por isso, todos os efeitos sonoros são bem simplórios e datados.
Veredito
Apesar de compreender toda a dificuldade inerente a tarefa de portar o Ikari Warriors para o Atari 2600, o resultado é muito ruim. Entenda que eu comecei a jogar video game em um Atari, lá pelos idos de 1984. É um aparelho pelo qual tenho muito carinho e que usei por mais de 3 anos. Nesse caso, o objetivo dos desenvolvedores era algo impossível, dadas as limitações técnicas que reforçavam a defasagem do equipamento frente aos seus concorrentes, tanto em capacidade de processamento quanto em facilidades para os desenvolvedores. A Atari deveria ter aposentado seu console mais conhecido em 1984, mas esse jogo foi lançando em 1990! Se eu tivesse jogado essa versão do Ikari Warriors em 1987, antes de ter contato com outros video games mais modernos ou mesmo com o MSX, eu teria gostado? Talvez sim, mas jamais seria um dos meus jogos favoritos. Acho que isso significa dizer que ele seria um daqueles produtos que envelheceram mal.
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