Ikari Warriors | Atari 7800 | review - Metalion OpaOpa - Metalion OpaOpa

Metalion OpaOpa

Postagens sobre coleção de games antigos

Novidades

Post Top Ad

Your Ad Spot

26 de setembro de 2017

Ikari Warriors | Atari 7800 | review - Metalion OpaOpa

Ikari Warriors para o Atari 7800

A primeira vez que joguei uma versão para console do Ikari Warriors foi em 1992. Foi quando comprei um cartucho CCE. Não sabia da existência de versões desse jogo para o Atari. Por conta disso, achei que ficaria interessante realizar uma breve com versão do NES, uma vez que o Atari 7800 foi lançado como uma resposta da Atari ao console originário do Japão. 


Ikari Warriors para o Atari 7800 - Arte frontal da caixa
A imagem do Ikari é a mesma da versão do 2600
Ikari Warriors para o Atari 7800 - detalhe da parte de trás da caixa
A descrição do jogo também é idêntica.




















Jogabilidade 

A jogabilidade é melhor que o do seu irmão mais velho, apesar de que isso não significa muita coisa, pois a jogabilidade da versão do Atari 2600 é muito prejudicada em função do controle ter apenas um único botão ( veja um review sobre esse jogo aqui ). Esse problema foi totalmente resolvido na versão do Atari 7800, pois felizmente seu controle possuía dois botões, o que tornava bem intuitivo entender como fazer os personagens atirarem com armas diferentes. Apesar de não haver um controle semelhante ao que havia no arcade, é possível fazer com que Clark ou Ralf fixem suas armas em uma determinada direção: é preciso segurar o botão de disparo e depois usar o joystick para movimentar-se. Assim enquanto eles se moverem para a frente, é possível permanecer atirando para a esquerda. Apesar de útil, é um movimento que o jogador precisar treinar bastante, pois em momentos em que há muitos inimigos na tela, você pode ser surpreendido atirando para o lado errado.

Os personagens tem um movimento rápido pela tela e os controles respondem bem. Isso torna a ação do jogo mais interessante. Há momentos em que a tela fica tomada por muitos inimigos e balas.  Além disso, o jogo permite dois jogadores simultâneos. Assim digo que a jogabilidade é muito boa. Os gráficos do Ikari Warriors no Atari 7800 não são ruins, mas perdem para os gráficos do NES. Quando olhamos para os especificações técnicas dos aparelhos, segundo o Atari Age, observamos o seguinte 

NES: 256 x 240 pixels. 13 colours on screen out of 52 colours in total.7800: 320 x 200 pixels. 25 colours on screen out of 256 colours in total.

Esses dados nos mostram que o Atari 7800 possuía, teoricamente,  uma resolução mais alta, tem uma paleta de cores maior e poderia exibir mais cores simultaneamente. O problema, acredito eu, é que usar todos esses recursos deveria ser uma tarefa difícil. Assim, vários jogos desenvolvidos para ele usavam uma resolução 160 x 200, o que fazia que trajas pretas aparecessem acima e abaixo da tela do jogo. Veja como fica a tela do jogo na imagem abaixo.

Ikari Warriors Atari 7800 - Title Screen Screenshot
A tela inicial do jogo com as trajas pretas
Um grande problema técnico do Atari 7800 era seu som. Ele vinha equipado com o mesmo chip sonoro que o Atari 2600, que havia sido introduzido no mercado em 1977(!). Assim, um CHIP com sete anos ( o Atari 7800 foi lançado em 1984 ), pode ser entendido com sendo velho, não é mesmo? Na prática isso mostrou-se verdadeiro, pois para melhorar as músicas e outros efeitos sonoros, alguns jogos vinham com CHIPS adicionais. Pois é, mas o Ikari Warriors não era um deles.


Ikari Warriors para o Atari 7800 - Screenshot powerups
Os powerUps são idênticos aos do arcade

Assim como as versões para NES e arcade, a versão do Atari 7800 possuía power ups.  Aqui temos letras que aparecem todas as vezes em que abatemos um inimigo vestido de vermelho. Assim, o personagem ficava mais rápido, seus projeteis tinham um maior alcance e podiam acertar inimigos escondidos atras das pedras, suas granadas simples tornavam-se granadas que lançavam estilhaços. A SNK, produtora do arcade usou essa mesma ideia em outros jogos como o Alpha Mission e o Tank.





Veredito

A versão do Atari 7800 é inferior a versão do Nintendo que foi lançada cerca de dois anos antes. Entretanto isso não quer dizer que seja um jogo ruim. Os gráficos são mais simples assim como os efeitos sonoros. Porém os controles respondem bem e o nível do desafio aumenta de forma suave, ou seja, em alguns minutos o jogador consegue assimilar a movimentação dos inimigos e consegue avançar mais. O fato de ser possível a dois jogadores simultaneamente disputarem uma partida é sem dúvida um ponto positivo, o que mantêm a fidelidade com a versão original do arcade. Assim a diferença entre ela e a versão para o NES não é tão grande.

Acho que os desenvolvedores encararam um grande desafio e ao meu ver fizeram um bom trabalho. A versão para o Atari 7800 é muito bem feita, para os padrões do sistema e poderia ser melhor que a do NES, dado as características técnicas do equipamento. Acredito que Ikari Warriors para Atari 7800 é um dos melhores jogos feitos para esse sistema. Seu problema, em termos de mercado, foi o atraso do seu lançamento. Em 1990 o Atari 7800 era um sistema que se encontrava no fim do seu ciclo e pouca gente iria comprar uma versão de um jogo que havia sido lançado 4 anos antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot

Pages