Atari Lynx: minha coleção de jogos - Metalion OpaOpa

Metalion OpaOpa

Postagens sobre coleção de games antigos

Novidades

Post Top Ad

Your Ad Spot

5 de dezembro de 2017

Atari Lynx: minha coleção de jogos

Logo do Atari Lynx o primeiro console portátil com tela colorida

O que foi o Atari Lynx?

O Lynx foi um video game portátil, lançado pela Atari em 1989 para ser uma resposta ao Nintendo Game Boy. Ele tinha com um hardware mais potente que o rival e contava com uma característica única até então: uma tela colorida! Em 1991 a Atari lançou o Lynx II com uma tela maior, mas que  segundo o fabricante tinha uma autonomia maior. Ele usava 6 pilhas AA como fonte de alimentação, possuía uma GPU de 16 bits, que possibilitava a criação de efeitos de rotação, Scaling como o SNES. Sua tela coloria tinha 3.5 polegadas, quase uma polegada a mais que a tela do Game Boy.
Apesar disso ele não teve vendas muito altas. Seu tamanho era considerado muito grande e as pilhas duravam no máximo 4 horas. 
My Atari Lynx running Rampage

Meu Atari Lynx está funcionando, mas acho a imagem um pouco branca de mais.

Quando iniciei a minha coleção?

Comecei minha coleção em 1999. Nesse tempo encontrei um anuncio no Mercado Livre de um Lynx II com dois jogos Soccer e S.T.U.N Runner. Na época paguei R$ 80,00! Nesse tempo morava em Goiânia e trabalhava com prestação de serviços de informática. Por isso eu tinha que fazer várias viagens de ônibus para o interior do estado. Assim, um video game portátil me parecia ser uma alternativa interessante para ajudar a passar o tempo durante o deslocamento entre as cidades e me manter acordado!

Qual a minha opinião sobre o Atari Lynx?

Os gráficos dos jogos são bons, muito próximo aos dos mega drive. São coloridos e as animações são boas. Acho que apesar da resolução do console ser mais baixa que a do mega drive (160x102 segundo o Wikipedia ) os jogos fazem um bom uso da tela. Um dos jogos que mais me impressiona até hoje é o ElectroCop. Apesar que jogos como Power Factor, California Games, Rampage e Shadow of the Beast também considero muito bons!
O grande senão fica por conta do som, que com certeza é ponto fraco do sistema. Normalmente os jogos não possuem musicas de fundo ou efeitos sonoros bem elaborados. Porém, como tudo em nossa vida, felizmente há exceções! Mas não há como negar que isso faz com que a qualidade geral dos jogos seja afetada diretamente, pois todos sabemos o quanto uma trilha sonora bem elaborada ajuda na experiencia do usuário em se tratando de jogos de video game. Uma pena!
A tela do meu aparelho sempre apresentou um imagem muito esbranquiçada, como pode ser visto na foto que mostra o Rampage. Isso acaba causando fadiga visual muito rápido. Assim, o objetivo principal do aparelho quando eu o comprei nunca pode ser atingido. As pilhas, desde que alcalinas tem uma duração razoável, muito embora seu concorrente direto o Game Boy tenha uma autonomia muito maior, mas você abriria mão dessa autonomia em nome de jogar usando uma tela maior e colorida.

Jogos que tenho em minha coleção

Atari Lynx os jogos da minha coleção

Esta é a minha pequena coleção de jogos para Atari Lynx

A biblioteca de jogos oficiais do Lynx é composta por 74 jogos. Fisicamente há três tipos de cartuchos: FLAT, Ridged e o Curved Lip que são compatíveis com qualquer uma das versões disponíveis. Nos últimos anos tem sido mais fácil encontrar jogos para ele à venda  nos sites brasileiros, mas os preços nem sempre ajudam. 

  • Rampage
  • DinoLympics
  • RoboSquash
  • California Games
  • Blue Lighting
  • Basketbrawl
  • Xybots
  • Roadblasters
  • Soccer
  • S.T.U.N Runner
  • Paperboy
  • Crystal Mines II
  • Dirty Larry renegade cop
  • ElectroCop
  • Power Factor
  • Shadow of the Beast 
Total de jogos : 16 jogos

Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot

Pages