Por mais incrível que pareça, só recentemente é que descobri que havia sido publicado um livro que tratava sobre como o mercado de video games no Brasil surgiu. O livro foi lançado em meados de 2012 ( acho ) e seu título é "1983: O ano do videogame no Brasil".
Procurando pela internet, não encontrei mais a versão impressa dele disponível. Confesso que sou daqueles leitores que ainda preferem o livro de verdade, um objeto físico, do que as versões digitais. Encontrei outro livro, do mesmo autor, que funciona com um complemento "1984: A febre dos videogames continua".
O autor do livro é Marcus Vinicius Garrett Chiado. A compra do exemplar foi feita diretamente com ele, por email. De cara, isso já causou uma boa impressão. Além de tudo, as mensagens sempre foram respondidas com muita rapidez. Ele é um dos editores da revista jogos80, uma publicação trata de computadores e videogames clássicos. Além disso, ele possui um canal no youtube.
Adquiri os dois livros para que assim pudesse ler a história completa e o que posso dizer sobre os livros que é são livros extremamente bem escritos. A qualidade do livro impresso realmente impressionou-me muito. Detalhes como o tipo do papel, o tamanho das imagens, a separação dos assuntos, são impecáveis. Se a "parte técnica" do livro é boa, o conteúdo é ainda melhor ! Há informações como o preço atualizado de um atari, por exemplo. Além disso há relatos de pessoas que participaram diretamente de projetos bastante interessantes como o clone nacional do Colecovision que seria lançado pela Splice. É curioso ver o quanto demorou para que alguma empresa do Brasil, passasse a ser a representante da Atari. Só o trabalho de ter pesquisado em revistas e jornais antigos e organizado as informações, já seria digno de nota.
Sem dúvida, o material é interessante não somente para aqueles que viveram aquele período ( como eu ) ou para os que que interesse em videogames clássicos. Recomendaria a leitura para todos aqueles que queiram ler sobre novas oportunidades, criatividade e visão de mercado.
Uma coisa que achei bastante interessante: o autor, Marcus Garrett, autografou o meu exemplar. Muito legal !
O autor informa que não haverão outros livros nessa linha. Imagino que não seja por falta de assunto, mas sim por outros projetos que acredito que ele tenha em mente. De qualquer forma, deixo aqui registrado minha admiração, ainda que tardia, por esse trabalho impar e ao Marcus desejo sucesso em suas novas empreitadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário